top of page

Por acreditarmos que Mato Grosso do Sul é uma região fértil para a prática das Ciências Sociais, dentre elas, particularmente da Antropologia (questões colocadas pela situação de fronteira, migrações, povos indígenas, conflitos sociais, dentre outros), em 2008 surgiu a proposta de realização da 1ª REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA de Mato Grosso do Sul.

A 1ª RAMS aconteceu em setembro de 2008, na UFMS, com o tema AS FRONTEIRAS DA PRÁTICA ANTROPOLÓGICA EM MATO GROSSO DO SUL. Esta realidade pedia que os profissionais desta área buscassem aprofundar sua história, assim como suas práticas e as possibilidades de organização. Este evento contou com a presença do prof. Dr. Roque de Barros Laraia (UnB) e da Prof.ª Dra. Edir Pina de Barros (UFMT).

 

A II REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA de Mato Grosso do Sul aconteceu no contexto do Congresso Internacional de Arqueologia, Etnologia e Etno-história de Mato Grosso do Sul, na UFGD, em Dourados, no ano de 2009. O evento contou com a presença do Dr. João Pacheco de Oliveira (UFRJ – Museu Nacional), um dos maiores expoentes da Antropologia no Brasil. Houve a primeira tentativa de redação de uma proposta de Associação de Antropologia no estado de MS.

 

O tema e as discussões amplas que a III REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA - III RAMS (2011) propôs como tema o diálogo com outras áreas do saber e, especialmente, com a sociedade como um todo. Discutiu temas relacionados às problemáticas e à complexidade da sociedade contemporânea, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, os profissionais da área da antropologia procuram ampliar o foco de alcance da compreensão dos fenômenos socioculturais atuais. Aos acadêmicos, foi possibilitado um espaço de reflexão e discussão de temas atuais no contexto da Antropologia, além de, permitir uma maior compreensão dos desafios que encontrarão pela frente. Refletir e aprofundar a importância do legado da antropologia realizada nesta região de Mato Grosso do Sul. Além de contarmos com a ilustre presença do professor Dr. Antonio Carlos de Souza Lima (PPGAS – Museu Nacional - UFRJ).

 

Em abril de 2013, no contexto da aprovação da Pós-graduação em Antropologia na UFGD, a partir de 2011, foi realizada a IV REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA de Mato Grosso do Sul, com a presença dos professores Roque de Barros Laraia (UNB), e professores/antropólog@s de MS. O tema foi a celebração dos 50 anos do trabalho de campo realizado pelo Dr. Roberto Cardoso de Oliveira em nosso estado, com um grupo de alunos, que seria a primeira turma de antropólogos/as formados pelo Museu Nacional.

 

No dia 12 de maio de 2015 realizou-se a V Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul, na UFGD, em Dourados, durante a realização do III CIAEE. Foram convidados a presidir esse evento: Levi Marques Pereira (UFGD) e Álvaro Baducci Jr. (UFMS), com ênfase na organização dos/as antropólogos/as de MS.

 

Nesta versão, a VI RAMS – Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul ocorrerá na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com o tema POVOS TRADICIONAIS NA CONTEMPORANEIDADE – cosmologias e fronteiras. Terá a conferência de abertura da prof.ª Dra. Jane Felipe Beltrão (UFPA) e vice-presidente da ABA (Associação de Antropologia do Brasil) e a conferência de encerramento do prof. Dr. Carlos Alexandre B. P. dos Santos (UnB). A inovação neste ano é a presença destacada e o protagonismo dos/as jovens antropólogos/as formados nas últimas turmas da Pós-graduação em Antropologia da UFGD. Eles/elas irão participar de várias mesas de debates, segundo suas áreas de pesquisa, com o objetivo de dar visibilidade a estes/as novos/as profissionais da antropologia no estado.

bottom of page